Disseminando Histórias em PE- os eventos literários

eventos-literários
Foto: Internet

O hábito da leitura é algo ainda relativamente pequeno no Brasil, é isso que mostra a pesquisa feita, em 2012, pelo Instituto Pró-Livro (IPL). De acordo com a análise, os brasileiros preferem assistir televisão, escutar música ou mesmo somente descansar antes de parar e pegar um texto para ler. Porém esse cenário poderá mudar em breve, pois nos últimos anos cada vez mais eventos literários, os quais estimulam a leitura, vêm ocorrendo no país e o estado de Pernambuco não ficou de fora desse cenário.

De agosto deste ano até o momento, o público pernambucano pôde aproveitar vários tipos de encontros. Existiram desde grandes eventos, como a Bienal do Livro e a Fliporto, a acontecimentos mais intimistas, seja uma sessão de autógrafos ou um bate-papo sobre os últimos lançamentos de uma editora. Todos acontecendo com um público entusiasmado e comprometido com  o universo dos livros.

Bienal-PE-2015
Momentos da Bienal PE 2015. Foto: Bárbara Valdez

O primeiro grande evento do segundo semestre de 2015 foi a Feira Nordestina do Livro (Fenelivro), realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, entre 28/08 e 07/09. A Feira foi organizada pela Associação do Nordeste de Distribuidores e Editores de Livros (Andelivros), teve entrada gratuita e reuniu vários estandes para venda de obras literárias. Além disso, o público pôde aproveitar uma programação intensa de palestras e debates.

No mês seguinte, em 02 de outubro, teve início um dos eventos literários mais conhecidos no Brasil, a Bienal do Livro. Em Pernambuco, a Bienal ocorreu durante 10 dias e movimentou bastante o Centro de Convenções (local de realização da mesma) trazendo lançamentos de obras, palestras, encontro de blogueiros literários, estandes de editoras e de venda de livros, além de bate-papo com autores. Os dias mais movimentos foram os fins de semana, quando as “ruas” entre os estantes ficaram lotadas.

O último amplo encontro desse segundo semestre foi a Festa Literária Internacional de Pernambuco, a Fliporto. Durante 04 dias, de 12 à 15 de novembro, o evento reuniu diversas pessoas no espaço do Colégio São Bento, em Olinda. O homenageado da Feira foi o escritor Fernando Pessoa e vários lançamentos, palestras e debates ocorridos giraram em torno da sua obra. Manuela Nogueira, sobrinha de Pessoa, foi uma das palestrantes e disse ser uma imensa sorte poder participar da Fliporto.

fliporto-2015
Momento da Fliporto 2015. Fotos: Flickr | Danilo Galvão e Olga Wanderley.

No rol dos pequenos, mas não menos importantes, eventos literários é possível incluir sessão de autógrafos, bate-papo com autores, além de retrospectivas de editoras.

A Editora Rocco fez um encontro com fãs no dia 17/10 na Livraria Saraiva do Shopping RioMar. Quem conduziu o momento foram as blogueiras Mirela e Raissa, dos blogs Dois Dedos de Bagunça e Nerdivinas, respectivamente. Vários jovens leitores lotaram o espaço, bastante empolgados com próximas aventuras em texto que estavam sendo lançadas no momento.

A Editora Valentina também fez um encontro aqui em Pernambuco. Ela reuniu o público na Livraria Leitura do Shopping Tacaruna em 22/11, realizou uma série de dinâmicas com sorteios de exemplares e bate-papo sobre histórias já publicadas. O momento também foi conduzido pela Mirela, do blog Dois Dedos de Bagunça.

encontro-rocco17.10
Encontro com a Editora Rocco. Foto: Bárbara Valdez

No quesito sessão de autógrafo, dois dos autores que Pernambuco recebeu exclusivamente para esse propósito foram Maurício Gomyde, responsável por Surpreendente, e Meg Cabot, escritora da série O Diário da Princesa. Maurício reuniu várias pessoas no dia 15/11 na Livraria Leitura – Shopping Tacaruna e, além de autografar, conversou muito com os fãs. Meg Cabot atraiu cerca de 500 pessoas para o espaço de eventos do Shopping Recife. Todas as pessoas presentes estavam bastante ansiosas para encontrar a autora norte-americana e terem o livro O Casamento da Princesa (publicação mais recente da série) autografado.

Essa ampla gama de eventos movimentaram a cena literária da região, incentivando o hábito da leitura na sociedade. Nos encontros, os apaixonados pelo universo dos livros puderam reunir-se e debater sobre literatura. Para quem ainda não imergiu no hábito da leitura, esses eventos também foram importantes, pois deram visibilidade aos novos escritores e histórias, fazendo a literatura estar presente no cotidiano social do estado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s