Sobrenatural – o mundo paranormal irá te assombrar

sobrenatural
Foto: Bárbara Valdez

Quem gosta de histórias assombradas? Esse é o tema principal de uma das publicações mais recentes da Editora Rocco, o livro Sobrenatural – The Haunting of Sunshine Girl (a assombração da garota Sunshine, em tradução livre). A publicação foi feita sob o selo Fábrica 231, voltado à cultura pop e de entretenimento, em 2015.

Eu ganhei esse livro durante o encontro da Rocco na Livraria Saraiva do Shopping RioMar, em outubro. Sinceramente, assim que recebi o exemplar não fiquei muito empolgada com ele, pois achei que a historia seria ruim já que os comentários das pessoas não haviam sido muito positivos. Contudo, quando comecei a leitura devorei as páginas o tempo inteiro e percebi que o enredo é super interessante.

Sunshine é uma garota que acabou de completar 16 anos e de se mudar com a mãe para a cidade de Ridgemont, em Washington. Porém a casa que elas escolheram não é uma das mais acolhedoras e guarda segredos que irão colocar a vida das duas em perigo iminente.

Captura-de-tela-2015-12-05-
Não parece, mas essa casa vai ter muitas assombrações! Foto: internet

Sons estranhos, sensação de estar sendo observada e um frio fora do normal acompanham Sunshine o tempo inteiro, mas parece que ninguém acredita nela, principalmente sua mãe, que ignora todas as tentativas da garota em mostrar que algo está errado.

Depois que você se muda para uma casa assombrada, você nunca mais fica sozinha. P. 31

À medida que o enredo avança, mais segredos vão aparecendo e aguardando ansiosos por respostas. Essa forma engatilhada de narrativa é que prende o leitor durante todo o tempo, deixando-o ansioso por descobrir o que acontecerá em seguida.

sobrenatural
Foto: Bárbara Valdez

A leitura do texto é fluida e fácil de entender. O fato dela ter sido construída em 1ª pessoa (sob a visão de Sunshine) também acelera o ritmo da narrativa, fazendo com que você respire a história junto com a personagem. Um ponto interessante é que alguns capítulos são desenvolvidos pelo olhar de outro personagem, alguém misterioso que está à espreita de tudo que acontece na história.

Tentei tocar Sunshine primeiro. Queria saber se percebeu […]. Ela ainda não lapidou suas habilidades, não sabe como perceber o toque de um demônio. P. 69

A foma como as coisas vão se encaixando ao longo do texto deixa a imersão na história mais gostosa e a visão dada à questão da paranormalidade é diferente do que vemos normalmente sobre assombrações.

16_fenomenos_casa_fantasma_
Fantasma. Foto: Internet

Para ajudar Sunshine a descobrir como lidar com todos esses fenômenos paranormais que permeiam a casa dela, a única ajuda com que a garota pode contar é a de Nolan, seu amigo na escola nova que parece acreditar nela e querer saber mais sobre os fantasmas.

De vez em quando um espírito se recusa a seguir em frente. E ficar aqui os muda, faz com que fiquem sombrios. P.151

Eu gostei bastante da história, mas acho que a forma de contá-la, em alguns momentos, deixou a desejar. Todo o enredo é baseado numa série do YouTube feita por Paige Mckenzie (a série é estranha e não aconselho ninguém a ver) e o texto do livro foi escrito pela Alyssa Sheinmel.

sobrenatural
Foto: Bárbara Valdez

Quando digo que a forma de contar não me agradou muito é porque senti a narrativa forçada para manter-se sombria. O tempo todo Sunshine dizia que algo era apavorante ou assustador, como se quisesse criar um clímax constante. Isso acabou sendo irritante e não deu certo, pois quando algo está muito exposto, você acaba perdendo o medo do desconhecido.

– Mãe, a casa é assustadora!

Estamos apenas a meio caminho da entrada de carros de cascalho da nossa casa nova e já posso dizer. Até a entrada de carros é assustadora […].

Então, em Sobrenatural o que cativou não foi o medo da história, mas sua construção em estilo meio que policial, com pistas para serem descobertas a cada instante.

Por fim, gostaria de acrescentar que amei essa capa. Ela é delicada e traz um quê de mistério, como se algo estivesse flutuando acima da superfície, esperando ser descoberto.

Espero que tenham gostado do livro de hoje e para quem quiser comprar Sobrenatural, o exemplar está à venda nas Livraria Saraiva e Livraria Cultura.  Beijos a todos e até o próximo domingo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s