A 5ª Onda não inova, mas entrete bem o público

a-quinta-onda
Foto: Sony Pictures

O filme aposta em enredo agitado, misturando ação, ficção científica e romance na medida certa. Para quem gosta de aventura distópica com efeitos especiais, além de adorar batalhas que envolvam alienígenas, assistir à produção vai ser diversão garantida.      

A narrativa começa no meio de toda a confusão ocorrida depois que quatro ondas de ataque devastaram grande parte da Terra. Sem eletricidade, com milhões de pessoas mortas por causa de terremotos, tsunamis e da gripe aviária, o restante da população vai descobrir que alienígenas passaram a parasitar os corpos da maioria dos sobreviventes. A quinta onda se aproxima, mas o que mais ainda pode ser devastado?           

fiveth-wave-ver4-xxlg
Cena do filme. Foto: Sony Pictures | Reprodução.

A 5ª Onda é a primeira obra cinematográfica de uma trilogia baseada nos livros escritos por Rick Yancey, voltados para o público jovem adulto (YA). A estreia do filme nos cinemas brasileiros ocorreu dia 21 de janeiro e foi bem recebida, alcançando o primeiro lugar nas bilheterias.

A história acompanha todo o caos dos ataques alienígenas por meio de Cassie Sullivan (interpretada por Chloë Grace Moretz), uma adolescente que teve de se adaptar rapidamente aos acontecimentos recentes. A primeira cena do filme foi muito bem inserida. Ela mostra a garota tentando sobreviver no “novo” Estados Unidos, porém a ênfase está na inexperiência, nas decisões tomadas em situações extremas e  na culpa que elas podem gerar.

the-5th-wave06
Chloë Grace Moretz como Cassie. Cena do filme. Foto: Sony Pictures | Reprodução.

Achei que a atuação de Chloë Moretz foi contundente, principalmente nos momentos de maior peso dramático. A atriz conseguiu transmitir à personagem desespero diante da destruição iminente e remorso por ações realizadas. Algumas passagens eram realmente adultas no filme, principalmente as cenas do pai de Cassie no acampamento de refugiados e do rapaz num mercado abandonado. Foi ótimo ter isso inserido na obra e não apenas explosões, tiros e destruição impessoal.  

A medida que o enredo avança, no entanto, a história vai tornando-se mais clichê, lembrando todas as aventuras distópicas super em alta no momento. Existe os jovens percebendo a traição de uma entidade de poder, o romance água com açúcar, as rixas e a união dos amigos, além da decisão de lutar contra todos os problemas. Não falta nenhuma característica padrão.  

a-quinta-onda
A 5ª Onda. Foto: Sony Pictures | Reprodução.

O ponto central em A 5ª Onda gira em torno da busca de Cassie para resgatar seu irmão mais novo, Sam (Zackary Arthur), levado pelo exército depois dos ataques. Porém o garoto não foi o único a ir para uma base militar. Várias crianças e jovens foram pegos para serem treinados com um propósito: eliminar os alienígenas que habitaram corpos humanos. Num dos batalhões também está Ben Parrish (Nick Robinson), paixão secreta da garota na escola.

As cenas desses momentos não tem profundida emocional e posso dizer que são um entremeio de ação para todas as coisas que vão acontecer em O Mar Infinito e The Last Star (A Última Estrela, em tradução livre), continuações da história.

a-quinta-onda-livros
Trilogia dos livros que inspiraram a adaptação cinematográfica. Foto: Site Goodreads | Reprodução.

Outro lugar-comum no enredo é o romance entre Cassie e Evan Walker (Alex Roe). Eles são o casal fofo/guerreiro que ainda vai enfrentar muitos problemas na aventura. Apesar da relação estereotipada, a dinâmica entre os atores flui bem e eles não deixam a desejar no filme.  

Para mim, A 5ª Onda entregou uma diversão adequada, sem nenhuma pretensão de se tornar um clássico. As continuações ainda não estão confirmadas, porém o mais provável é que toda a trilogia seja adaptada para as telonas.

the-5th-wave-759
Cassie e Evan em cena do filme. Foto: Sony Pictures | Reprodução.

Quem quiser conhecer mais da história enquanto os outros filmes não saem pode ler os livros já lançados no Brasil, a própria 5ª Onda e O Mar Infinito, ambos publicações da Editora Fundamento. The Last Star deve chegar por aqui somente em maio.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s