O Fantasma de Anya – novela gráfica

Capa do livro O fantasma de Anya
Foto: Bárbara Valdez

Sabe aquele medo de cair num buraco escuro, gritar para que alguém te escute e morrer sem obter resposta? De certa forma, foi isso que ocorreu com Emily, uma garota cujo fantasma está preso no mesmo lugar há mais de noventa anos. Esse mote um tanto sombrio serve de base para a novela gráfica O Fantasma de Anya (Jangada, 223p.), escrita por Vera Brosgol.

Com quadrinhos bem desenhados (totalmente em preto e branco) e de leitura fluída, o livro é voltado para o público infantojuvenil, inclusive ganhou prêmios na área. O enfoque do enredo está na autoaceitação, seja em relação ao próprio corpo, à origem ou aos amigos.

A autora desenvolve a obra baseada na amizade que surge entre Emily e a jovem Anya, uma adolescente (viva!) do Ensino Médio. As duas se encontram quando esta cai no mesmo buraco em que a outra morreu. A partir daí, Anya ganha uma amiga invisível que está disposta a tudo para ajudá-la. Mesmo que de forma obsessiva.

Algo interessante no texto é que ele é objetivo, combinando com a personalidade de Anya.  Isso é bom porque dá uma dinâmica de leitura muito rápida, mas ao mesmo tempo me causou uma sensação de frieza – não que isso não combine com uma história de fantasmas. Contudo, é como se não desse tempo de sentir muito as emoções das personagens.

Quadrinho do livro O Fantasma de Anya
Foto: Bárbara Valdez

O Fantasma de Anya é uma leitura para passar o tempo de forma divertida e despretensiosa e a qualidade da edição também é boa, principalmente a espessura das folhas.

AVALIAÇÃO GERAL: BOM

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s